Vale do RosmaninhoVale do Rosmaninho

“A beleza do Pólen”

Este ano, num dos meus recentes apiários fiquei deslumbrado pela tamanha beleza do pólen colectado pelas minhas abelhas. Estes grânulos não são mais do que o conjunto de minusculos grãos produzidos pelas flores, sendo os elementos reprodutores masculinos das plantas.
A importância da colecta do pólen pelas abelhas, deve-se ás inúmeras “fecundações” que as abelhas proporcionam a milhares ou mesmo milhões de plantas, permitindo que frutifiquem, dando continuidade à sua espécie.

O pólen é de extrema importância na colmeia, pois é a base proteica da alimentação das abelhas, sendo crucial na dieta da criação, sendo importantissimo que o sistema de recolha de pólen que utilizamos permita que as abelhas recolham o suficiente para elas, de forma a que não fiquem enfraquecidas.
O sistema que tenho utilizado baseia-se em fazer a recolha durante dois dias consecutivos, alternados com 3 de pausa, pois não quero comprometer a produção de mel. Contudo isto depende das condições meteorológicas… especialmente da chuva…
As armadilhas capta-pólen normalmente são colocadas quando a esteva (Cistus ladanifer) começar a ter flor, até que as principais plantas produtoras de polén comecem a escassear.

O pólen na alimentação humana:

“Pesquisas recentes indicam que o pólen é o alimento mais completo e valioso da natureza, pois além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas. O pólen também estimula o funcionamento de todos os órgãos internos, melhorando, inclusive, o desempenho sexual. Tem valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja. Possui propriedade antioxidante, antianêmica e auxiliar no tratamento preventivo da prostatite. Pode ser utilizado no tratamento de anemias profundas visto que eleva rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue” (wikipédia).

“Uma colherinha por dia, não sabe o bem que lhe fazia!”

Cumprimentos,

João Tomé

  • Malijo
    Malijo
    24.11.2011

    Lindos Grãos de Pólen 🙂

    Continuação de bons êxitos Apícolas.

    Abraço

    Malijo

Comments are closed.

 
footer9b