Vale do RosmaninhoVale do Rosmaninho

“Alvéolos Reais”

Apesar do tempo instável que se faz sentir, as técnicas de criação de raínhas usadas este ano têm tido bastante sucesso, tendo os alvéolos reais uma qualidade acima da média.
O grande problema até ao momento, tem sido o vento e o frio que se faz sentir durante os dias que procedemos ao maneio dos alvéolos… que, apesar de todos os cuidados em abrigar os alvéolos, leva a que nesses dias com “más condições” haja sempre alguns que apanhem frio, atrasando o nascimento das raínhas… contudo, esses alvéolos são eliminados no dia do nascimento.
Obviamente que avaliamos a rainha, pois muitas vezes está atrasada algumas horas, ou está prestes a nascer… e fazemos uma “cesariana”.
O maneio de alvéolos reais é sempre um processo delicado, principalmente quando os alvéolos têm menos de 13 dias… o que leva a que tenha de haver cuidados redobrados, principalmente na colocação dos protectores…
Um dos factores fundamentais que temos assistido que leva a uma maior taxa de aceitação e qualidade dos alvéolos é a colocação de uma ou duas gotas de geleia real nas cúpulas. Por vezes as larvas ficam um pouco secas quando as colocamos directamente nas cúpulas e leva a que sejam rejeitadas… uma gotinha de água mineral ajuda, mas a geleia real ajuda muito mais…
A colocação dos protectores nos alvéolos reais é uma tarefa bastante simples, contudo, por vezes, pode tornar-se complicada, basta as abelhas “pucharem” cera à volta deles… e tudo se complica, pois somos obrigados a “aparar” a cera, sendo uma operação muito delicada, onde fácilmente se pode danificar um alvéolo!
Cumprimentos,
João Tomé
…um apicultor, pela apicultura…
  • Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho
    24.05.2012

    Caro colega,
    Realmente a gota de geleia real na cupula pela altura do translarve faz toda a diferença. Este ano fiz a experiencia e a taxa de aceitação rondou os 95%, inclusive em uma das vezes fiz um bingo, 22 larvas que resultaram em 22 rainhas nascidas.
    Parabens pelo blog.

    Abraço
    Jorge Carvalho

Comments are closed.

 
footer9b