Vale do RosmaninhoVale do Rosmaninho

– APICOLA CANARIAS – “Una empresa Extraordinária”

De forma a melhorar e optimizar a nossa exploração de criação de raínhas, realizamos mais uma visita… desta vez ao maior e melhor criador de raínhas da Europa… Orosman Burgueño!
De origem Uruguaia, a residir nas Ilhas Canarias, recebeu-nos muito bem. É uma pessoa fantástica, com muito sentido de humor, mesmo durante o rigoroso trabalho, demonstrando ser um grande profissional…
Neste ano está prevista a produção de cerca de 20.000 raínhas… com cerca de 4000 mini núcleos.

Tivemos o prazer de estar com ele e fazer parte da sua equipa, durande 6 dias, onde pudemos trabalhar em todas as fazes do seu plano de criação de raínhas, tendo sido muitos os conhecimentos adquiridos, graças ao facto de Orosman ter prazer em partilhar conhecimento e esforçar-se por transmitir todos os pormenores importantes do seu plano de criação de raínhas.

A colmeia Dadant é muito usada nesta zona de Espanha, tendo ficado com a ideia que a Layens está a ser substituida por esta…

Apesar de já termos alguma experiência na criação de raínhas, foi um pouco revolucionária para nós a forma como cria raínhas. O sistema que usa é “fruto” de uma larga experiência pessoal, obtida em diversos países com outros criadores de raínhas profissionais…

Nesta época usa as criadeiras orfãs, contudo, depois passa a usar a criadeiras com semi orfanização. Neste processo é impressionante o consumo de abelhas que é necessário, tendo neste criadeiro cerca de 900 colmeias para obter abelhas, necessitando além disso de comprar centenas de paquetes de abelhas.

– Orosman e o seu filho Valentim a fazer picking –

– Criadeira, pronta a receber as cúpulas –

– O Luis Estrela e o Orosman durante uma inspecção à criadeira –

– Enzo e Orosman –

Os apiários de fecundação têm cerca de 200 mini núcleos cada um, sendo impressionante a organização que é necessária para gerir os mesmos… caso contrário, fácilmente se “perdem”, resultando em prejuizo, mais mão de obra e maior consumo de abelhas…

– O apiário do parque, lindissimo! –

– Alvéolos reais prontos a ser introduzidos nos mini núcleos –

– A introduzir alvéolos reias –

– Como acendem os fumigadores os profissionais! –

– A fase final deste longo processo, raínhas fecundadas, prontas a ser enviadas –
Apesar de não ter raínhas disponiveis, tivemos a oportunidade de trazer 30 raínhas, as quais foram selecionadas a rigor, de forma a que algumas delas sejam as nossas matriarcas deste ano, assegurando-me Orosman que as filhas irão ser ainda melhores que as mães, devido ao “vigor hibrido” resultante do cruzamento com os zangões autóctones. Pois apesar de serem raínhas ibéricas, possuem caracteristicas diferentes, fruto da selecção que tem feito, conseguindo retirar alguma agressividade às mesmas, sendo também muito higiénicas.
 
– Uma equipa perfeita! Da esquerda para a direita, Enzo, Luis Estrela, João Tomé, Orosman, Valentim e Ricky Rubio (o cão) –
FEIRA DE PASTRANA
 
No regresso fizemos uma paragem na Feira Apícola de Pastrana, tendo sido efectuados contactos com alguns apicultores profissionais e tivemos a oportunidade de conhecer António Pajuelo, entre outros.
 

– Stand da MACMEL –

– Henry Perez –

– Uma foto com Santo Ambrósio –

 
Esta viagem permitiu-nos dar alguns passos importantes, no sentido de podermos vir a praticar uma apicultura de modo profissional, e quem sabe um dia especializarmo-nos em criação de raínhas… you never know!
 
Foram muitas as experiências e ideias que ainda estamos a “digerir”, pois estas vão revolucionar a forma como criamos raínhas, permitindo-nos rentabilizar tempo e simplificar muitos métodos.
 
Para já resta-nos rezar a Santo Ambrósio que nos dê um bom ano apícola, com saúde e muito sucesso…
 
 
João Tomé
…um apicultor, pela apicultura…
 

  • Ganhão
    Ganhão
    11.03.2013

    Parabéns pela força com que persegue o seu objectivo e transmite a quem procura tambem conseguir saber mais, escolhendo a melhor maneira de trabalhar.
    Depois de visitar alguns dos melhor apicultores e mestres Nacionais foi então o Gilles Fert e agora o Orosman Burgueno.

    Vamos em FRENTE.

  • Rosmaninho
    Rosmaninho
    11.03.2013

    Obrigado amigo Ganhão!
    É assim a apicultura, apesar de muito trabalho e sacrificios, o prazer que retiramos desta actividade ajuda-nos a superar as dificuldades e querer sempre mais…

    Um abraço

  • Joaquim Pifano
    Joaquim Pifano
    27.03.2013

    Olá João Tomé!

    Estou maravilhado com a tua viagem apícola, deve ter sido uma experiência e tanto, pertencer à equipa do Orosman.
    Tenho a certeza que vens a fervilhar de ideias novas que irão resultar em muitas melhorias para a nossa apicultura.
    Parabéns e continua com o teu bom trabalho!
    Vou tentar agendar uma visita a Castelo Branco!

    Abraços

    Joaquim Pifano

  • Rosmaninho
    Rosmaninho
    27.03.2013

    Olá Joaquim,

    Obrigado! Tal como tu tens feito, sabes que a paixão pelas abelhas pucha por nós!
    É verdade foi uma experiência muito enriquecedora e de muita responsabilidade pois gostaria de poder vir a pôr em pratica muita coisa, mas tudo leva o seu tempo…

    Quando quizeres será um prazer receber-te! No final de Abril, inicio de Maio é uma boa altura…

    Abraço

Comments are closed.

 
footer9b