Vale do RosmaninhoVale do Rosmaninho

Criação de Raínhas

A época que passou experimentei uma técnica de criação de raínhas que se pode dizer “teve o seu sucesso” apesar de requerer muito tempo e dedicação… e claro umas limadelas na próxima época…

Após a técnica apresentada na criação de raínhas da Apilegre, em vez de usar os mini núcleos, tentei desenvolver uma forma de poder usar os quadros das colmeias reversivel durante a fecundação das raínhas. Para isso dividi um ninho de reversivel em quatro, criando 4 mini núcleos de dois quadros, cada um. Um dos quadros com cera puchada e o outro um quadro alimentador.
Mas nada melhor que mostrar umas fotos:

Foi feito um estrado de forma a ficarem quadro entradas, cada uma em seu lado da caixa.


Ninho reversível dividido em quatro mini núcleos. Por cada dois mini núcleos existe uma tira de plástico presa por pionés permitindo abrir um mini núcleo de cada vez…

Quadro alimentador onde foi colocado candi e uma bola de polén amassado com um pouco de mel.

Quadro alimentador, com uma tira de cera…

Vista parcial do apiário de criação de raínhas!

Este foi um dos resultados que teve sucesso…

Claro está que nem todos os alvéolos colocados nos mini núcleos tiveram sucesso… muito por (penso eu), o número de abelhas colocadas por mini núcleo não ter sido o correcto, sendo este o maior problema de optar por esta técnica. São necessárias muitas abelhas jovens… esta é a maior desvantagem… é aqui que penso eu que valerá a pena o uso dos mini núcleos apresentados na criação de raínhas da Apilegre, para quem não tiver um grande stock de abelhas jovens!

Este ano vou experimentar outra técnica! Quando tiver alguma colmeia quase a examear, vou colocar a caixa de reversivel dividida em quatro por cima do ninho. Depois vou puchar um quadro com alvéolos para cada um dos mini núcleos e um quadro com cera puchada ou um quadro alimentador e colocar a grade excluidora no meio. Após colocar alimento liquido no quadro alimentador, no dia seguinte terei bastantes abelhas jovens a cuidar da criação e dos alvéolos nos mini núcleos. Depois basta apenas colocar o estrado de quatro entradas e esperar que as raínhas nasçam e se fecundem…

Com este método estaremos a seleccionar colmeias com tendência a enxamear, o que poderá ser evitado se seleccionarmos as nossas melhores colmeias e pucharmos vários quadros com criação para a alça e colocarmos uma grade excluidora. Nesses quadros com criação vão ser criados alvéolos, pois as abelhas pela falta das feromonas da raínha, vou pensar que estão orfãs ou que a sua raínha já está a precisar de ser substituida… depois é só fazer o mesmo processo descrito atrás…

Isto não passa de uma ideia (que talvez alguém já tenha experimentado), vamos ver os resultados…

  • Mel Fonte Nova
    Mel Fonte Nova
    19.07.2010

    sem saber o seu nome , vai ficar rosmaninho ,amigo rosmaninho se tiver a curiosidade e tempo abra o meu blog MEL FONTE NOVA e vai lá encontrar o mesmo método mas para fazer um desdobramento.
    um abraço.

    MELFONTENOVA

  • Mel Fonte Nova
    Mel Fonte Nova
    07.09.2010

    meu amigo se visitar o blog MELFONTENOVA vai lá encontrar algo parecido com esse método .só que para um desdobramento de enxame em que uso a grade excluidora e um novo estrado com abertura ao centro.

    até outro dia .
    MELFONTENOVA

  • Mário
    Mário
    07.09.2010

    Boa tecnica

  • Anónimo
    Anónimo
    12.10.2011

    Boa tarde João

    Conheci hoje o teu blogue que estou a achar muito interessante. Também tenho utilizo uma técnica semelhante a esta para efectuar desdobramentos nestes dois últimos anos.

    Tenho obtido resultados que são muito satisfatórios dado que para além de multiplicar o efectivo, esta técnica me permite fazer algum controlo da enxameação e as rainhas produzidas são de grande qualidade na minha opinião.

    Muito sucesso na tua apicultura.
    Eduardo Gomes

  • Anónimo
    Anónimo
    24.04.2012

    boa noite sr rosmaninho!!!

    O seu blogue é fantastico e a sua sabedoria
    ajuda muito principalmente a iniciantes como eu. Continue a postar. Muitas Felicidades

    jose coelho

Comments are closed.

 
footer9b