Vale do RosmaninhoVale do Rosmaninho

JORNADAS APÍCOLAS VR

Vale do Rosmaninho”, desde a sua primeira publicação no seu blog em 2009, que tem mantido desde sempre os princípios da partilha de informação, através de diversas publicações sobre a sua experiência de campo, bem como das suas experiências internacionais. Além das publicações, seguiram-se as formações, e agora em 2017, as suas primeiras Jornadas apícolas.

Dia 14 de Janeiro de 2017, teremos as nossas primeiras “Jornadas apícolas”, que irão debater o tema da alimentação e nutrição de abelhas, bem como alguns assuntos importantes sobre o maneio profissional de colmeias, tendo como base a recente viagem ao “Chile”.


Portugal e Espanha atravessam neste momento a moda da alimentação e nutrição de abelhas, “moda” que já passou pela América do Norte e América do Sul, chegando agora à Europa.

Cada vez mais, surgem novas empresas com novos alimentos, sendo impressionante a panóplia de alimentos que os apicultores possuem à sua disposição, criando confusão e pior que tudo, a compra e administração de alimentos de forma exagerada.

Na apicultura profissional é importantíssimo a optimização dos recursos, bem como a redução dos custos, sendo importantíssimo saber quando, como, e com o que devemos alimentar as nossas abelhas. Além disso, é também muito importante fazer um maneio adequado das colmeias, monitorizando as mesmas ao longo do ano, pois é a única forma de saber identificar os problemas que temos e se a alimentação será a melhor alternativa, pois por vezes existem problemas de varroa, que jamais serão solucionados com alimentação. 
  
A alimentação das abelhas deve ser vista como uma ferramenta, que deve ser usada apenas quando é estritamente necessário.

Quando alguns apicultores nem a própria varroa sabem monitorizar, como poderão saber se necessitam alimentar?

Estas jornadas apícolas, têm como objectivo dotar os apicultores de informação válida e credível, para que possam saber monitorizar devidamente as suas colmeias, tanto ao nível sanitário, como nutricional.

Além disso, será feita uma apresentação sobre o maneio profissional de colmeias, tendo como base a recente experiência internacional no Chile, onde serão abordados diversos temas, como por exemplo o novo tratamento biológico contra a varroa usado na América do Sul, feito através da mistura de “Ácido oxálico com Glicerina em tiras de cartão pedra”, “preparação de colmeias em transumância, com garantia de produção”, “preparação de colmeias para polinização de culturas agrícolas”, “monitorização de varroa e nosema”, “uso da técnica do poncho”, “manutenção da capacidade produtiva das colmeias”, “maneio de enxames novos”, etc, etc.

Mais do que umas jornadas, será um dia bem passado entre amigos e colegas!

Faça a sua inscrição em www.valedorosmaninho.com/jornadas/
João Tomé

…um apicultor, pela apicultura…
Comments are closed.

 
footer9b