Vale do RosmaninhoVale do Rosmaninho

O problema dos incêndios e possiveis soluções

Ano após ano repete-se e volta a repetir-se a mesma situação durante a época do Verão “a perda de colónias devido aos incêndios florestais”, sendo muitos os apicultores que se veêm confrontados com a redução do número de colónias, ou a perda completa dos seus apiários. Contudo são muitos os apiários que também vemos em que o fogo se limitou a passar ao lado, ou que incrivelmente não causou quaiquer danos às colónias.

(Mértola – 2009)

(Mértola – 2009)

Isto deve-se ao cuidado que cada apicultor tem na manutenção da vegetação em redor dos apiários, pois temos sempre de partir do principio que poderá ocorrer um incêndio florestal, prevenindo-nos.

Isto leva a que tenha de haver uma tomada de consciência por parte dos apicultores, que caso nada façam pela defesa dos seus apiários contra incêndios, mais ano menos ano vão estar sujeitos à ocorrência de um incêndio florestal, levando à possivel destruição do apiário.

(Exemplo de um apiário prevenido)

Todos sabemos a receita “limpar a vegetação em redor dos apiários”, qualquer que seja o material que possa arder (árvores, matos, ervas, pilhas de madeira, etc.).

Para os que possuem os apiários em terrenos próprios, com alguma dimensão, o fogo controlado (queimadas de inverno), poderá ser uma solução, que além de limpar a vegetação irá renovar os matos velhos, promovendo a floração.

Foto tirada no alentejo no Concelho de Mértola, onde um apiário se salvou graças ao muro.

  • Mário
    Mário
    07.10.2010

    bendito muro

  • octávio
    octávio
    02.01.2011

    Amigo! já é tempo de dar alguma chuva e vegetação a esta cinza. Vamos lá actualizar porque queremos notícias recentes.
    Um Bom ano para o autor do blogue e toda a sua família.

  • Mário
    Mário
    02.01.2011

    Boas Festas
    abraço
    Ferradela

  • octávio
    octávio
    02.01.2011

    Um bocadito paradito este interessante blogue.
    Boas Festas para o Vale do Rosmaninho

Comments are closed.

 
footer9b