Vale do RosmaninhoVale do Rosmaninho

Os meus apiários e a flora circundante…

De momento possuo apenas 40 colmeias divididas por dois apiários, sendo este o limite admissivel que a minha vida me permite para que lhes possa dar o minimo de atenção, de modo a que não venha a ser afectado pelo “sindrome do apicultor” uma tal de doença a que insistem em lhe chamar outros nomes… pois muitas das perdas de colónias devem-se a falta de trato e dedicação às nossas abelhas… mas isso é outra história…

Seguem umas fotos (um pouco desactualizadas) dos meus apiários, bem como da flora que as minhas abelhinhas exploram… Pode-se dizer que é uma zona pobre, apenas com 2 a 3 meses de época melífera, pois só existe rosmaninho, contudo o produto final é um mel monofloral de alta qualidade!

Um deles…

O outro…

Lindas meninas a trabalhar no duro…

Perde-se de vista no horizonte a mancha contínua de rosmaninho!

E por fim o mestre! Falta o meu pai que também me costuma dar uma boa ajuda e alguns ensinamentos…

  • António Sérgio
    António Sérgio
    05.01.2011

    Como eu gosto de ver o Rosmaninho florido e com abelhas então ainda melhor. Parabéns pelas fotos, pelos apiários, pela dedicação, tudo bonito de se ver.

  • Rosmaninho
    Rosmaninho
    05.01.2011

    Caro António Sérgio, obrigado pelo comentário. À cerca da outra mensagem, não recebi o tal comentário que não é para públicar, do mel.

  • Anónimo
    Anónimo
    17.04.2011

    Caro apicultor, sou madeirense e também tenho alguns apiários. Parabéns pelos apiários suadáveis. É sempre bom ver esses campos de rosmaninho (Inexistente ou quase inexistente na ilha). O nosso mel é sobretudo multiflora.

    Um abraço e muita motivação para as abelhas

  • Anónimo
    Anónimo
    17.04.2011

    Parabens pelo blogue, pela imagens e pelo gosto pelas abelhas. As beiras são ricas nestas paisagens, também a Beira Alta as tem só é pena que durem tão pouco. Duram pouco mas dão um mel de excelente qualidade.
    Cumprimentos
    Ferreira

  • Anónimo
    Anónimo
    07.10.2013

    caro amigo apicultor gostei de ver a forma organizada e saudavel do seu apiario e destes lidos campos de rosmaninho, o qual acho que deve dar um mel com um paladar otimo. sou de sao miguel açores e nos ca não temos rosmaninho temos sim,a floração de insenso o qual dá um mel muito claro e de aroma inconfundivel,espero que lhe corra tudo bem e muita saude.

  • Rosmaninho
    Rosmaninho
    07.10.2013

    Bom dia,
    Por acaso conheço o vosso mel nos Açores, já por 4 vezes que vou lá. Como costumo dizer nunca de vou cansar de visitar os Açores… Obrigado pelo comentário.

    Um abraço

Comments are closed.

 
footer9b