O “Vale do Rosmaninho” nasceu de forma natural, quando João Tomé, na altura Eng. Agro-Florestal de profissão, sentiu a necessidade de partilhar as suas experiências enquanto apicultor amador, no seu blog (valedorosmaninho.blogspot.com).
A paixão pelas abelhas foi herança familiar, pois o seu pai também é apicultor, e já em criança o ajudava a apanhar enxames, limpar quadros, etc.
Ao longo de vários anos partilhou no seu blog as suas experiências apícolas, principalmente na criação e selecção de abelhas rainhas, uma área que sempre lhe despertou grande curiosidade e entusiasmo.
A profissão que exercia, era bastante exigente e de grande responsabilidade, pertencendo a uma equipa de “Elite” dos serviços florestais (Grupo de Análise e Uso do Fogo, GAUF), tendo-se especializado e trabalhado nos Estados Unidos da América, Austrália e África do Sul, nutrindo também uma grande paixão por esta área.
Contudo a paixão que nutria pelas abelhas foi sendo cada vez mais forte, ao ponto de vir a substituir e ter de abdicar da carreira que tinha construído e investido ao longo de vários anos, dedicando-se neste momento em exclusivo à apicultura.