Vale do RosmaninhoVale do Rosmaninho

Um Apiário “Sui Generis”

Nas minhas visitas de campo, durante o trabalho, no Concelho da Covilhã, deparei-me com este apiário, não resistindo em parar e tirar umas fotos.

Basicamente, a maioria das colmeias é feita a partir de arcas frigorificas, acto que poderá ser justificado pelas condições rigorosas que se verificam nesta zona durante o Inverno.
Ainda continuo curioso em saber como é formado o interior destas colmeias, mas como não levava fato, nem queria ser acusado de invasão de propriedade alheia, resisti em abrir uma…
Não entendo é como se produz mel de algumas destas caixas, a não ser que dê para levantar a tampa e colocar alças…
Em tempo de crise, quem sabe se não poderá ser uma solução viável para alguns pequenos apicultores!
Seguem umas fotos:

Votos de um bom ano 2012, com boas produções!

João Tomé

  • Anónimo
    Anónimo
    09.01.2012

    lol portugal no seu melhor a ideia que dá é que tem as colmeias dento

  • Malijo
    Malijo
    09.01.2012

    Também Fiquei Curioso!!!

    Bom Ano!

    Cump

    Malijo

  • Anónimo
    Anónimo
    12.01.2012

    Pelo tamanho das arcas, devem corresponder a um ninho Langstroth com duas ou três alças, o que poderá ser suficiente, mais ainda se a cresta for efectuada retirando apenas quadros cheios e substituindo-os por outros vazios.
    Há uns quinze anos, na estrada que vai de Manteigas para Vale Formoso, já não sei bem onde mas, do lado direito, na encosta que desce para o Zêzere, havia um apiário de cortiços de tábuas de madeira, estando outros enxames instalados em latas de tinta de vinte ou trinta litros !!!
    Um abraço
    Abelhasah.

  • Osvaldo
    Osvaldo
    18.07.2013

    Olá João,
    Primeiro que tudo gostaria de te dar os meus parabéns pelo blog, não só pela partilha de experiências, bem como na procura de soluções práticas e viáveis para contornar algumas dificuldades da nossa apicultura.
    Quanto às fotos das colmeias deste apiário, parece que são colmeias layens à portuguesa (grandes, entrada de abelhas pequena, apesar de faltar a 2ª entrada e com a tampa com dobradiças).

    Abraço
    Osvaldo Silva

Comments are closed.

 
footer9b